Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Professora Amanda Gurgel silencia Deputados em audiência pública - A EDUCAÇÃO NO BRASIL

                                            A EDUCAÇÃO NO BRASIL

      
Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980.
Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:


O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler (Todos pela Educação); 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita (Todos pela Educação). Professores recebem menos que o piso salarial (et. al., na mídia).
Frente aos dados, muitos podem se tornar críticos e até se indagar com questões a respeito dos avanços, concluindo que “se a sociedade muda, a escola só poderia evoluir com ela!”. Talvez o bom senso sugerisse pensarmos dessa forma. Entretanto, podemos notar que a evolução da sociedade, de certo modo, faz com que a escola se adapte para uma vida moderna, mas de maneira defensiva, tardia, sem garantir a elevação do nível da educação.
Logo, agora não mais pelo bom senso e sim pelo costume, a “culpa” tenderia a cair sobre o profissional docente. Dessa forma, os professores se tornam alvos ou ficam no fogo cruzado de muitas esperanças sociais e políticas em crise nos dias atuais. As críticas externas ao sistema educacional cobram dos professores cada vez mais trabalho, como se a educação, sozinha, tivesse que resolver todos os problemas sociais.
Já sabemos que não basta, como se pensou nos anos 1950 e 1960, dotar professores de livros e novos materiais pedagógicos. O fato é que a qualidade da educação está fortemente aliada à qualidade da formação dos professores. Outro fato é que o que o professor pensa sobre o ensino determina o que o professor faz quando ensina.


O desenvolvimento dos professores é uma precondição para o desenvolvimento da escola e, em geral, a experiência demonstra que os docentes são maus executores das ideias dos outros. Nenhuma reforma, inovação ou transformação – como queira chamar – perdura sem o docente.
É preciso abandonar a crença de que as atitudes dos professores só se modificam na medida em que os docentes percebem resultados positivos na aprendizagem dos alunos. Para uma mudança efetiva de crença e de atitude, caberia considerar os professores como sujeitos. Sujeitos que, em atividade profissional, são levados a se envolver em situações formais de aprendizagem.
Mudanças profundas só acontecerão quando a formação dos professores deixar de ser um processo de atualização, feita de cima para baixo, e se converter em um verdadeiro processo de aprendizagem, como um ganho individual e coletivo, e não como uma agressão.
Certamente, os professores não podem ser tomados como atores únicos nesse cenário. Podemos concordar que tal situação também é resultado de pouco engajamento e pressão por parte da população como um todo, que contribui à lentidão. Ainda sem citar o corporativismo das instâncias responsáveis pela gestão – não só do sistema de ensino, mas também das unidades escolares – e também os muitos de nossos contemporâneos que pensam, sem ousar dizer em voz alta, “que se todos fossem instruídos, quem varreria as ruas?”; ou que não veem problema “em dispensar a todos das formações de alto nível, quando os empregos disponíveis não as exigem”.
Enquanto isso, nós continuamos longe de atingir a meta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade e carregando o fardo de um baixo desempenho no IDEB. Com o índice de aprovação na média de 0 a 10, os estudantes brasileiros tiveram a pontuação de 4,6 em 2009. A meta do país é de chegar a 6 em 2022.
















A producão de produtos hidropônicos esta em grande alta nos ultimos anos na região sul do Brasil, em razão ao seu grande cuso beneficio que o cultivo traz aos produtores,esta grande alta se da pelas vantagens e o fácil aceitação dos consumidores nos grandes centros urbânos,em função do baixo custo se analizarmos a qualidade dos produtos comparados a produtos convencionais .No video a seguir conheca um pouco de como é aproducão hidroponica e a sua qualidade.


A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e lingüístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

A musicalização na educação infantil está relacionado a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a auto-estima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase.

Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada.


Leia na integra


Qual a importância que você irá  atribuir para a música na  prática docente?






Biblioteca Nacional da Agricultura 

Com prateleiras lotadas de documentos históricos,coleções de publicações, acervo de livros técnicos e até romances, a Biblioteca Nacional da Agricultura (Binagri) é hoje uma das maiores bibliotecas da América Latina especializada em agricultura. Criada em 1909, pelo decreto nº 7.673, a Biblioteca do Ministério da Agricultura abriga um acervo de 400 mil exemplares, entre livros, revistas, vídeos, CDroms e legislações.
Para visualizar a página é só clicar no link abaixo:




 Secretaria da Agricultura Familiar 

O Governo Federal tem buscado promover o desenvolvimento rural sustentável, a partir da implementação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.Diante deste cenário, a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), elege quatros eixos norteadores de ações e instrumentos de suas políticas, no sentido de fundamentar as estratégias de desenvolvimento rural sustentável: Combate à pobreza rural Segurança e soberania alimentar, Sustentabilidade dos sistemas de produção,Geração de renda e agregação de valor.





Para visualizar a página é só clicar no link abaixo:

Agricultura Familiar

  A agricultura familiar cada vez mais vem se fortalecendo esse vídeo mostra a importancia e o crescimento desta que é responsável pela maior parte da produção de alimnetos no país. É importante salientar esse ponto de que não é o agronegócio que traz o alimento para as mesas de todo pais o agronegócio é responsável maior parte pelas exportaçoes. Portante os pequenos agricultores devem ser mais valorizados pela população em geral!!!!!


Passeio ao Parque do Acaraí

Aí galera! Algumas fotos para relembrar o passeio.

 
Educação no campo
Existe uma grande quantidade de brasileiros desassistido de qualquer forma de  aprendizagem ,pessoas com dificuldades estremas de se comunicar e com um conhecimento mínimo ,sobrevivendo de maneiras desumanas , essa fatia da população só é lembrada em um momento em nossa nação.Adivinhe qual?

Inclusão de agricultura dentro da sala de aula.



Escolas rurais descobrem uma maneira diferente de incluir a agricultura dentro das salas de aula.


Hoje sabe-se da importância da agricultura orgânica na produção de hortaliças por isso muitas escolas estão resgatando as hortas escolares, aprendendo na prática como fazer uma horta levando esse ensinamento para seus lares.

sábado, 22 de outubro de 2011

Taxidermia


Taxidermia é um nome tecnico para empalhamento de animais onde só a pele do animal e usada. È uma tecnica sofisticada onde antigamente o animal era aberto, e retirado suas viceras e no lugar delas era colocadas algodão ou palha, por isso o nome de empalhamento.

Atualmente a taxidermia é feita com um material chamado poliuretano, que oferecem duas vantagens é mais resistente ao clima e ataque de inseto, e também possui uma anatomia identica ao animal. Pra quem se interessar mais sobre a Taxidermia clique AQUI, e encontrara um site, que mostra passo a passo a taxidermia.

E logo abaixo, as fotos dos animais empalhados, tiradas no CINTURÃO VERDE, na PETROBRAS, onde fizemos uma visita com o Prof Roberto de biologia, que já nos faz falta. :DD
































Att.
Susana Lenara Machado

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Diário de Classe

Esta á uma cópia do diário de classe, com as notas. Use para verificar a sua nota e quais atividades ainda falta serem entregues. Na medida em que eu for recebendo, vou atualizar aqui.

Isso foi feito fazendo upload da planilha do diário no Google Docs, e compartilhando o documento para leitura para todas as pessoas. Vocês também podem fazer coisas semelhantes com planilhas, documentos de texto, apresentações e arquivos no formato pdf.


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

"Drogas, um assunto polêmico e sem controle"

A QUEM ENCONTRAR


   Não tenho nada para fazer, nao tenho nada de bom para ofertar a ninguém, de mim não resta mais nada, apenas um corpo idiota que pensou que a vida fosse só  prazer. Uma mente vazia que se deixou levar por um "PAPO FURADO" SEM NENHUM FUNDAMENTO. 
           Neste momento, estou sentado, tendo em umas das mãos um revólver e na outra uma caneta com a qual redijo esta carta à  "quem encontrar. SOU UM VICIADO, um dependente comecei com a maconha. Depois passei para os tóxicos mais pesados. hoje em dia tomo picos. Por maior que seja meu nojo por essas drogas, eu não consigo afastá-las de minha vida, pois a minha deficiência é física. Quando os EFEITOS dessas drogas malditas passam, me sinto tão mal que o único recurso é tomar mais e mais...            
            Eu começo a lembrar, neste momento como tudo começou: comecei andando com UNS CARAS que me influenciaram e que me diziam. Para ser respeitado como homem, eu tinha que entrar na deles. Não era nada disso, aquilo tudo era AUTO-AFIRAMAÇÃO. Eles diziam que era  UMA BOA, que  eu ia curtir altas viagens,etc... mas viajar pra onde?- pergunto eu agora, viajar para a SEPULTURA?-para longe dos amigos?- para longe dos parentes?- para longe de tudo? Muitos conselhos recebi. Pessoas que me alertavam para a escravização do vício, mas eu afirmava que era VICIADO e a hora que eu quisesse deixar a maconha, eu deixaria. Todos dizem isso, mas dificilmente se consegue vencer o vício, depois muitas experiências.
              O tempo foi passando e a maconha já não mais me satisfazia, eu então comecei a experimentar a COCAÍNA. Hoje em dia .Sinto dificuldades em sentir o cheiro das coisas. Há! Imaginaram? Um homem não sentir  mais o cheiro das flores, dos perfumes, de nada? Pois é, eu era cada vez mais dependente, sempre mudando de tóxicos, sempre para mais forte, sempre um que fizesse mais efeito. Meus pais se separaram por causa de mim, porque eu causara brigas entre eles.
             Sai de casa e fui bater a cabeça por este  mundo. Não havia dinheiro em meus bolsos, mas eu tinha que manter meu  vício. Então eu comecei a roubar. Roubava pra comprar as malditas drogas  em vez de comprar alimentos. Enfraqueci tanto fisicamente que o sexo para mim já era coisa ultrapassada, pois muitas vezes não sabia o que fazer diante de uma mulher, eu tinha uma garota que morreu ano passado por ter tomado uma dose excessiva de LSD e o pior de tudo a dose foi aplicada por mim.
             Oh! Meu Deus! Como pode um homem chegar ao ponto que cheguei? Como gostaria de deixar esse maldito vício. Poder novamente unir os meus pais e devolver as felicidade a muita gente que me conheceu.
              Oh! Meu Deus! Se  eu não apertar esse gatilho, eu terei que me aplicar de novo e talvez a dose igual a que dei em minha garota. Não quero ser covarde e fugir da Salvação. Oh! Meu Deus, eu estou chorando, estou fazendo uma coisa que não fazia a muito tempo,quem sabe se isso não é bom começo.
               Esta carta foi encontrada nos pertences de um viciado em drogas. Ele morreu 5 meses antes desta carta ser encontrada. Realmente ele parou depois de 5 anos de vício. Mais seu  corpo estava totalmente decomposto  pelas drogas. Esta carta serve de advertência para todos os jovens que como ele, se entregaram as viagens imaginárias, às auto-afirmações de machismos e ao inferno dos tóxicos.
              Fale sobre esta carta a cada amigo seu. Deve ter sido esse o desejo do autor, já  que ele descobriu que o limite de um viciado em drogas é a MORTE.
              Se infelismente você tem algum parente, que está nas drogas não desista dele lute, porque DROGA É UM MAL QUE SÓ QUEM PODE CURAR É JESUS PORTANTO DÊ LUGAR
                                         QUE O SENHOR ABENÇOE A TODOS.

Bandido tem ética!!!

Esse artigo é importante porque  nos faz refletir, a que ponto chegou a nossa sociedade!

Nossa sociedade vem sofrendo diariamente com a falta de respeito e de valores, e também do entendimento das questões que permeiam nossa sociedade, quando abordamos ética, estamos tratando do estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado, e um dos objetivos da ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela moral e pelo direito, então vejamos, quando nos deparamos com uma questão como essa vinculada a emissora de maior audiência do Brasil (sabendo que a mídia mais representativa das informações na atualidade é a TV), alguns diriam ao ver esta reportagem , que o mundo esta perdido, ou que isso pode representar um incentivo a criminalidade vinculando a ética a uma pessoa que matou outra. Enquanto nossas futuras gerações estão visualizando essas atrocidades diárias sem a informação do que é Direito, do que é moral, ética, respeito, continuamos alienados, e sem tomar providencia quanto a isso. 
Ficam varias indagações, uma é sobre como esta nossa educação, nossos direitos, porque profissionais qualificados entendem o que é correto e incorreto, ou buscam o entendimento. Estamos vivendo em uma sociedade que vem deteriorando as noções dos direitos e do respeito, onde qualquer infração penal com pena menor que 4 anos de prisão o individuo que cometeu não pode ficar preso.


Isto é uma vergonha!


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Estudantes de faculdade aprendem pouco.

Esse artigo foi publicado no site http://hypescience.com/,e mostra a pouca evolução que os alunos tem desde o início de seu curso até o seu termino.

Segundo um novo estudo, apesar de cada vez mais as pessoas terem acesso ao ensino superior, elas não aprendem muito nos anos acadêmicos.

No fim do ano de calouro, por exemplo, 45% dos estudantes não mostram nenhuma melhora em sua capacidade de pensamento crítico, sua habilidade de escrita ou sua capacidade argumentativa.

Essa é apenas uma das várias descobertas dos sociólogos Richard Arum e Jospia Roksa – da Universidade de Nova York e da Virgínia, respectivamente.

Os estudantes também não apresentam melhora nos últimos dois anos de faculdade. Depois de quatro anos, 36% não tiveram nenhuma melhora acadêmica significativa.

Segundo os autores, o problema é que os alunos procuram por cursos mais fáceis e não estudam e as faculdades estão valorizando mais a pesquisa do que o ensino.

Estudantes que escolhiam cursos tradicionais na área de arte ou ciência eram os que mais apresentavam novos conhecimentos no fim do curso.


Então meus colegas de curso vamos pensar bem em nossos objetivos,a evolução como pessoa é muito melhor do que um diploma,dinheiro pode ser conseguido de várias formas ,mas o conhecimento e a aprendizagem é só com muito estudo e esforço,e no final vamos ver que tudo vai valer a pena,vamos dar o máximo de nós e mostrar que quando se quer a melhora é possivel.


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

FATO HISTÓRICO: CHEGADA DAS CAMISAS!!!

Para aqueles que não acreditavam... finalmente aconteceu! Após quase um ano de espera chegou nosso tão aguardado uniforme! E se você ainda não acredita, aqui está a prova:
                           
Há rumores que a próxima camisa venha com um pacote contendo a beca e o diploma de licenciado em ciências agrícolas. Uma terceira remessa está sendo estudada para quando acabar a corrupção no Brasil,  isso claro, se a RBS não vier novamente na nossa escola e encontrar alguma irregularidade no comércio de uniformes através de servidores públicos. Rsrsrs....

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A TV. O que ela é para você?

A TV. O que ela é para você?

Muito se tem perguntado, a TV é um eletrodoméstico ou o que para você? Em muitos lares a TV tem sido muito mais que um eletrodoméstico, ela é quase, ou quem sabe um ente da família. E sabe por quê? É que ela tem um grande poder de influência dentro de alguns lares.
       Agora pare e pense: quando estamos assistindo algum programa e alguém nos dirige a palavra o que fazemos? A primeira reação é: fique quieto estou assistindo! Isso se for um filho ou esposo(a) que falar, mas se for um colega apenas fingimos escutar o que ele está falando. Quantos almoços e jantares em família a TV tem roubado nos lares, sem falar que ela é a conselheira mais ouvida do “mundo”.
       A mídia ensina como se vestir, maquiar e fazer o possível e o impossível para ficarmos belos. Distorce bem o que realmente é beleza. Também ensina como matar, roubar, usar drogas, fazer mal ao nosso próximo, e ainda como sair ilesos disso tudo.
      Os novos adultos ou futuros adultos da sociedade não terão um caráter muito firmado na verdade, pois a mídia, de alguma maneira ensina ou incentiva que os mais espertos vencem, mesmo que muitas vezes tenham de ferir pessoas e subornar outras para isso.Quanto tempo perdemos por estar na frente da TV, deixamos de escutar nossos filhos, de conhecer seus corações, seus desejos, suas inseguranças e angústias só para assistir puras mentiras.
      Uma certa vez escutei um comentário de uma criança, quando perguntada sobre o que gostaria de ser, ela respondeu: a TV lá de casa! A pessoa surpresa indagou o porquê? E a resposta foi a seguinte: “porque a ela meus pais escutam, tem paciência e até choram diante dela. Por isso gostaria de ser aquela TV.”Que tristeza no coração dessa criança tão perto dos pais, mas, ao mesmo tempo tão longe.
      Que tal a partir de hoje pararmos e olharmos ao nosso redor e dar atenção aos nossos familiares, amigos, vizinhos e até para nós mesmos. Devemos passear mais e cuidar deles, pois são eles que nos acolhem quando precisamos, que nos dão amor real e que nos fazem rir e chorar de verdade seja de tristeza ou felicidade.
     Como é bom poder receber um abraço, um beijo, um gesto de carinho e por quê não um presente? Isso nos faz pensar que somos lembrados e se somos lembrados é por que somos queridos. São nas pequenas coisas que aprendemos o verdadeiro significado da vida. “O amor”.
                                                          
Olhe o que a TV pode nos fazer:

A VIDA DA GENTE não faz sentido se não estamos no meio daqueles que amamos, na verdade nos tornamos MULHERES DE AREIA sem sentimentos, se não podemos controlar nossas próprias vidas. A mídia ensina que devemos andar em FINA ESTAMPA pois se não fizermos o que a moda manda nos tornaremos os REBELDES da sociedade. Colocamos nossas VIDAS EM JOGO se não fizermos o que nos é imposto, mesmo que nossas vontades muitas vezes sejam outras.
A nossa vida tem sempre altos e baixos ou, podemos dizer um grande MORDE E ASSOPRA? Temos que aprender que quem manda na nossa TV em casa somos nós, e não ao contrário.

Preconceito Racial (Racismo)

  

   O preconceito racial é uma doença moral e social que afeta os povos e as populações de todo o mundo. É diagnosticada pela catalogação dos seus vários sintomas e manifestações que incluem o medo, a intolerância, a separação, a discriminação e o ódio. Apesar de todos estes sintomas de preconceito racial serem manifestados, a única causa  do preconceito racial é a ignorância. Historicamente, uma raça de pessoas é definida como uma população com características biológicas distintas. O racismo hoje em dia é umas das coisas mas absurdas que existe. Independente da cor  devem ser respeitados, valorizados, pois somos todos pessoas e temos os mesmos direitos.


ESTA É PARA QUEM QUER FICAR VELHO


 
O médico então lhe perguntou:

- Por que a pressa?
E ele respondeu:
- Todos os dia...s neste horário vou visitar minha esposa que está em um asilo.
E o médico comentou:
- Que bacana! Então vocês matam as saudades, batem papo, namoram um pouquinho!
E o velhinho diz:
- Não! Ela não me reconhece mais, por causa de sua doença.
O médico surpreso então pergunta:
- Mas por que então tanta pressa para vê-la, já que não o reconhece mais?
E com um sorriso no rosto, o velhinho responde:
- Mas eu a reconheço! Eu sei quem ela é e o que representa na minha vida a tantos anos. Por isso todos os dias eu a reconquisto, como se cada conquista fosse única e verdadeira. Este é o verdadeiro amor!
 

                            Educação e Ambiente Virtual


Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se ! Mas, também, tem um preço... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida... Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!”
Estas palavras sintetizam a atitude do professor frente às tecnologias na educação, frente aos alunos e por que não, frente à vida. Um grande abraço.


contato com a natureza


Bosques, riachos, flores, pássaros, perfumes, tudo isso nós podemos apreciar.
A natureza é mãe bendita, que tudo nos dá.
O que precisamos é aprender a olhar com olhos de amor, de agradecimento e alegria, por estarmos em um lindo mundo, que tantas belezas nos dá.
Quantos de vós, já olharam tudo o que está ao seu redor com olhos de amor?
Quando conseguimos encontrar coisas lindas ao nosso redor é porque o amor está presente em nós, seja ele da forma que for. Ele nos abre os olhos para um mundo mais belo e colorido, cheio de alegrias e perfumes. Prestem mais atenção na natureza para poderem compreender a grandeza divina.



CONHECIMENTO EMPÍRICO


Este vídeo é para relembrar a aula de metodologia da pesquisa, onde a professora Sandra nos incentivou a criar esta apresentação sobre o conhecimento empírico. Este vídeo foi colocado no You Tube pelo nosso colega Ricardo e estamos aguardando a Rede Globo entrar em contato.




Enquanto a Globo não nos contrata vamos nos esforçar para concluir o curso de Licenciatura em Ciências Agrárias.

Ruben.

Vídeo feito na aula

Este vídeo foi feito no dia 06/10/2011, e inclui os alunos que chegaram cedo na aula. Quem se atrasou, perdeu.


Fotos da turma

Fotos da turma, tiradas no dia 06/10/2011, para ilustrar como colocar fotos no Picasa e embutir no blog.


Educação Brasileira por Mario Sergio Cortella

Mario Sergio Cortella é filósofo, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP, onde é professor do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da Pós-Graduação em Educação.Em entrevista aos sites Educacional e Abril, ele fala sobre a situação da educação brasileira.
Ela não é de fato uma situação caótica no sentido mais extenso da palavra. A gente não pode ter uma visão catastrofista nem triunfalista sobre a educação brasileira. Tivemos uma extensão significativa do Ensino Fundamental na matrícula obrigatória dos 7 a 14 anos e hoje vemos índices de 98% de matriculados, que é uma cobertura fantástica....

Fala-se muito em qualidade da Educação.O que isso significa?
Qualidade não pode ser uma palavra abstrata, é aquilo que vai servir para a cidadania, para o trabalho, para existir melhor. Numa democracia, a qualidade tem de ser social. Qualidade social pressupõe quantidade total. Qualidade sem quantidade é privilégio.
                         Dica de vídeo : Você sabe com que está falando?


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO E CURRÍCULO




   
      Esse  artigo foi escrito pelo professor Casimiro José Motta, nosso coordenador de curso lica. Esse artigo é muito interessantemente para o curso de licenciatura, pois fala sobre o processo educacional.

resumo

       "   Nesta resenha, pretende-se abordar principais aspectos teóricos e implicações metodológicas. A importância social da educação através da temática proposta mostrando alguns dos aspectos que envolvem o contexto educacional; baseados na pesquisa dos seguintes temas: relações entre psicologia e educação e o processo de formação escolarizada na modernidade. Paradigma ético-estético-político e produção de subjetividades na escola. Articulação entre tempo e espaço escolar, gestão do trabalho coletivo e saúde do profissional da educação, através da abordagem teórico-metodológica da análise Institucional".


Leia na integra 



A educação transforma a sociedade e homem ? E em que sentido, pro bem ou pro mal ?
 Eu ainda tenho minhas dúvidas, pois apesar de todo o conhecimento que o homem adquiriu ao longo da história, nós continuamos agredindo uns aos outros e destruindo o ambiente que da sustentação à nossa vida .