
A Deficiência Intelectual ou Mental é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas. Essa limitações vem interferir no desenvolvimento da linguagem, relacionamento social, nas atividades da vida diária, raciocínio lógico, entre outros. Isso não quer dizer que uma pessoa com deficiência Intelectual não aprenda, ela pode sim aprender, mas com mais lentidão e através de estratégias adaptadas.
Hoje essas crianças já estão inseridas no Ensino Regular, onde aprendem através de conceitos e conteúdos adaptados. É possível que esse aluno não aprenda tudo, mas na escola ele vai conviver com as demais crianças e Professores. Esse convívio irá ajudá-lo a conhecer ou ter uma noção de conceito de escola, contribuindo ainda no processo de interação com o outro.
Hoje as escolas já estão quase todas informatizadas, essas crianças tem o direito de participar das aulas de informática, assim como de receber instruções de pessoas preparadas elas também precisam de tecnologias adaptadas. Os softwares educacionais apresentam diversas oportunidades de trabalho com crianças de várias faixas etárias. Eles criam um ambiente de aprendizagem em que o lúdico, a solução de problemas, a atividade reflexiva e a capacidade de decisão são privilegiados. Desenvolvem a aprendizagem ativa, controlada pela própria criança, já que permitem representar ideias, comparar resultados, refletir sobre sua ação e tomar decisões, depurando o processo de aprendizagem.
Hoje essas crianças já estão inseridas no Ensino Regular, onde aprendem através de conceitos e conteúdos adaptados. É possível que esse aluno não aprenda tudo, mas na escola ele vai conviver com as demais crianças e Professores. Esse convívio irá ajudá-lo a conhecer ou ter uma noção de conceito de escola, contribuindo ainda no processo de interação com o outro.
Hoje as escolas já estão quase todas informatizadas, essas crianças tem o direito de participar das aulas de informática, assim como de receber instruções de pessoas preparadas elas também precisam de tecnologias adaptadas. Os softwares educacionais apresentam diversas oportunidades de trabalho com crianças de várias faixas etárias. Eles criam um ambiente de aprendizagem em que o lúdico, a solução de problemas, a atividade reflexiva e a capacidade de decisão são privilegiados. Desenvolvem a aprendizagem ativa, controlada pela própria criança, já que permitem representar ideias, comparar resultados, refletir sobre sua ação e tomar decisões, depurando o processo de aprendizagem.
Autor: Ceciliana Aparecida de Mira
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